sábado, fevereiro 26, 2011
Estas nódoas podem surgir no mais variado tipo de superfícies, mas deter-nos-emos mais especificamente no tratamento e remoção de nódoas de verniz da roupa, estofos e tapetes.

  • Pegue na peça manchada e vire a face com a nódoa para baixo, colocando-a sobre algumas folhas de papel absorvente ou um pano branco limpo e esfregue o tecido com acetona. A peça deve ser voltada para baixo, conforme indicado, porque o que se pretende é deixar a acetona limpar todo o verniz das fibras do tecido, fazendo-o finalmente passar para as folhas de papel ou pano colocados sob a roupa.
    NB: Não use acetona em tecidos que contenham acetato, porque a acetona derrete as fibras de acetato. Deverá também usar acetona com o máximo de cuidado em tecidos como lã, seda e seda artificial.
  • Lave a área manchada com água fria.
  • Repita a operação de limpeza do tecido com acetona as vezes necessárias para tirar a nódoa, tendo o cuidado de, a cada aplicação, colocar a peça sobre uma área limpa das folhas de papel ou do pano usados para absorver a mancha (se não o fizesse, a nódoa de verniz poderia ser novamente transferida para o tecido).
    NB: O procedimento estará finalizado quando não houver mais transferência de verniz do tecido para o pano ou folhas de papel.
  • Aplique um aditivo de pré-lavagem para remover manchas e lave a roupa como habitualmente.
  • Verifique se a nódoa saiu na totalidade após a lavagem e, se necessário, lave a peça de novo, aplicando uma vez mais o aditivo de pré-tratamento.
    Dica: Nunca ponha a roupa na máquina de secar de antes de a mancha de verniz estar completamente limpa, caso contrário poderá fazer com que ela se fixe ainda mais no tecido.
Sabia que…
A acetona é o principal ingrediente de grande parte dos removedores de verniz das unhas disponíveis no mercado. Há também muitos removedores mais suaves, sem acetona.
Muito se tem debatido sobre a aplicação de removedores de verniz com ou sem acetona quando se pretende remover nódoas de verniz das unhas de tecidos, incluindo o vestuário, estofos ou tapetes. Acima de tudo, há que ter em atenção que qualquer um destes removedores, com ou sem acetona, podem ser prejudiciais para os tecidos, por isso deve sempre testar o removedor numa área escondida antes de aplicar sobre a área manchada.
Remover manchas de verniz das unhas de estofos
  • Esfregue tanto quanto possível a mancha de verniz derramado sobre o estofo, procurando eliminá-la sem a espalhar mais no forro.
  • Deite directamente acetona sobre a mancha (o mínimo possível), usando um conta-gotas. No entanto, antes de prosseguir com a aplicação da acetona sobre a área manchada, deverá fazer um teste numa área escondida do estofo, dado que poderá ser danificado com a aplicação do solvente.
  • Esfregue imediatamente a área onde aplicou a acetona com um pano branco, a fim de transferir o verniz do estofo para o tecido.
  • Repita a operação desde o início até não haver mais transferências de verniz.
  • Se a mancha persistir, use um solvente de limpeza a seco e esfregue com um pano branco limpo até não haver transferência de verniz para o pano com o solvente limpeza.
  • Se, mesmo assim, a nódoa de verniz não sair do estofo, aplique uma solução de peróxido de hidrogénio a 3% sobre a mancha, com a ajuda de um conta-gotas.
    NB: O peróxido de hidrogénio é comercialmente conhecido como água oxigenada.
  • Remova a água oxigenada do estofo, esfregando-o com um pano branco limpo embebido em água fria e, em seguida, deixe secar.
Remover manchas de verniz das unhas de tapetes
As instruções para limpar manchas de verniz das unhas de tapetes são as mesmos que as dadas para a limpeza de estofos.

2 comentários:

Tradutor

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Follow on Bloglovin

Visitem

Visitem

Visitem

Visitem

Rosewholesale
Sammydress

Arquivo do blog

Com tecnologia do Blogger.