quinta-feira, março 03, 2011

Os nossos pés merecem cuidados especiais, mas nem sempre sabemos por onde começar, por isso vamos deixar aqui algumas dicas básicas.
Que tal começar hoje a cuidar dos seus pés? Eles acabam por retribuir os mimos e o bem-estar generalizado, veja aqui todas as sugestões:
  • Não vá para a cama sem lavar os pés. Segundo a sabedoria chinesa, para nos livrarmos das toxinas acumuladas durante o dia é tão importante purificar os pés como limpar o rosto. Prefira água morna e use um sabonete ou um gel de pH neutro.
  • Seque-os bem, insistindo entre os dedos para que não fiquem humidades muito apreciadas por fungos e bactérias.
  • Hidrate regularmente os pés com um creme específico, normalmente com propriedades anti-bacterianas e mais rico, evitando que a pele seque e abra fissuras. Se vai calçar-se de seguida, garanta que o produto é totalmente absorvido, aproveitando para fazer uma massagem. Se for para a cama, ponha uma dose generosa e calce meias brancas de algodão. Na manhã seguinte, terá és de veludo.
  • Corte as unhas a direito e não completamente rentes. Isso diminuirá o risco de encravarem ao crescer, problema associado a dor persistente e inflamação.
  • Cuidado com o calçado: evite sapatos apertados, bicudos, de salto muito alto ou completamente rasos, e fabricados com materiais sintéticos, que impedem o pé de respirar. Também deve evitar calçar 2 dias seguidos os mesmos sapatos, dando-lhes tempo para arejar e secar a transpiração.
  • Prefira meias de fibras naturais, como o algodão ou a seda, e tome atenção aos elásticos apertados que dificultam a circulação de retorno.
  • Se tiver problemas como calos, verrugas, outro tipo de sinais ou dores persistentes, consulte um especialista.
  • Na praia e na piscina, não se esqueça de estender o protector solar ao dorso dos pés – a sua pele é frágil e também pode queimar.
  • Nas piscinas, ginásios, balneários e outras instalações públicas, não se esqueça dos chinelos. Eles podem fazer a diferença entre pés saudáveis e pés com micoses.
  • Se andou muito, tente descansar com os pés ligeiramente levantados. Essa posição irá auxiliar a circulação de retorno e torná-los mais leves.

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